segunda-feira, 27 de agosto de 2007

UM CENTENÁRIO DE

Introduçao
A) Existe um momento muito especial no dia a dia de um aluno. É aquele momento que chamamos de intervalo ou recreio. É um momento gostoso onde eles conversam com os amigos e amigas, onde eles têm um tempo para brincar ou jogar e também são os minutos preciosos onde podem comer alguma coisa para matar a fome. Todos os estudantes gostam destes instantes. Para matar a fome, normalmente os alunos levam dinheiro para comprar seus mantimentos em uma cantina ou lanchonete. Mas existe um grupo diferente. São aqueles alunos (as) que levam um lanchinho especial de casa, caseiro. Quantas mães aqui presentes, tinham ou têm o costume de preparar um lanchinho para o seu filho levar para a escola? (pedir para levantar a mão). Quantos dos que estão aqui presentes já tiveram pelo menos uma vez a sensação de ter recebido da mãe um lanchinho especial para comer em um momento, fosse ele na escola, em uma excursão, acampamento ou no trabalho? (pedir para levantar a mão).
Os momentos onde as mães preparam o lanche são momentos de grande demonstração de carinho e cuidado, pois é o instante onde de forma cuidadosa e caprichada, a mãe demonstra o cuidado em suprir a necessidade futura de seu filho (a).
B) Não podemos afirmar que foi isto que aconteceu nesta história, mas podemos imaginar algo desta natureza. Imagine uma mãe preparando um lanchinho para seu filho enquanto ele se preparava para sair. Ele estava indo para uma das suas atividades cotidianas? Ele estava indo para um dos seus acampamentos? Ele estava saindo para brincar e se divertir com seus amigos? Não, aquele dia seria diferente. Ele estava indo onde estava Jesus.
II - Ir onde está Jesus – O Melhor Lugar do Mundo:
A) Por alguma razão, aquele garoto resolveu sair de casa com um objetivo em mente. Ele tinha muitas opções. Ele era um rapaz jovem, provavelmente gostava de correr, nadar, jogar, brincar, mas naquele dia, ele fez uma sábia escolha. Foi em direção a Jesus. Foi para um encontro com Jesus. Foi para onde estava Jesus.
Nesta manhã, fico feliz por ver que todos nós tomamos uma sábia escolha. Estar onde está Jesus. Ele está neste local. Mas me pergunto: E durante a semana temos ido na direção de Jesus? Como aquele garoto, há 2000 anos atrás, temos tomado a decisão de ir onde está Jesus? De buscar a sua companhia em nossa vida diária?
B) Tantos caminhos errados têm levado a juventude para longe de Jesus: (comente rapidamente cada um dos itens abaixo).
a) As baladas e danceterias: lugar onde o prazer é sentido por meio do uso do pecado.
b) Shows: onde se adora pessoas.
c) Filmes: a forma mais sutil de Satanás fazer com que nos acostumemos com o errado.
d) Vícios: cigarro, bebida e drogas: um pouco de prazer, por um preço muito alto a ser pago.
C) É bonito olhar para a Bíblia e perceber que mesmo com tantas opções, o rapaz de nossa história, tomou o caminho que levava a Jesus.
Obviamente ele não foi o único exemplo na Bíblia sobre jovens que decidiram ir para junto de Jesus:
a) José: em meio a tantas tentações, sempre escolheu o caminho de Jesus.
b) Sadraque, Mesaque e Abede-Nego: mesmo com a iminência da morte, permaneceram firmes no caminho de Jesus.
Mas será que apenas jovens de centenas de anos atrás tomaram a decisão acertada de ir até Jesus?
Você já ouviu falar em Luther Warren e Harry Fenner? Estes dois garotos viveram nos primórdios da história da Igreja Adventista, em 1879, em Hanzelton, Michigan, nos Estados Unidos.
Na segunda metade do século 19, a igreja estava crescendo, muitas pessoas estavam vindo para a igreja Adventista, alguns já faziam parte da segunda geração de membros da igreja e em meio a tantas bênçãos, algumas crises começaram a aparecer.
D) A igreja Adventista começara em meio aos jovens:
a) Thiago White: em 1842 se tornou um pregador com 21 anos.
b) J.N. Andrews: se tornou pregador aos 14 anos.
c) J.N. Loghborough: conhecido como o pregador adolescente aos 17 anos.
d) Uriah Smith: aos 21 anos foi indicado para ser redator da Review and Herald.
e) Ellen G. White: iniciou seu ministério aos 17 anos.
Com o decorrer dos anos, esta liderança ficou mais amadurecida e como conseqüência, aparentemente a igreja não tinha um programa específico para os jovens. Mesmo criando a lição para os jovens, escrita em 1852 por Tiago White, chamada Youth´s Instructor, esta iniciativa não parecia ser o bastante para a necessidade da juventude. O resultado, é que alguns jovens começaram a se desviar dos caminhos de Deus. Como muitos garotos, filhos de Adventistas, que estavam começando a se desviar dos caminhos de Jesus, Luther Warren e Harry Fenner, também poderiam ter se afastado. Mas eles fizeram a sábia escolha. Luther Warren e Harry Fenner, então com 14 e 17 anos de idade respectivamente, foram levados pela providencia de Deus a fundarem em 1879 a primeira sociedade de jovens da Igreja Adventista.
No princípio, o propósito deste primeiro grupinho de rapazes era promover o trabalho missionário, levantar fundos para a literatura missionária e promover a temperança. Mais tarde, as moças foram convidadas a participar, e as reuniões eram realizadas no salão de uma casa, com alguns dos membros adultos da família. Neste programa, os jovens ficavam horas em reunião e trabalho.
E) “Não havia dúvida quanto ao objetivo desses grupos. Luther Warren, em seus escritos, conta que ele e Harry Fenner fundaram a primeira sociedade de jovens como conseqüência de uma profunda preocupação quanto à declinante espiritualidade que se manifestava na vida de seus amigos e de muitos outros jovens da igreja. Outra grande razão para a formação dessa primeira sociedade de jovens foi o intenso desejo de trabalhar para o Mestre”. Salvação e Serviço, 49.
Tantos caminhos, tantas opções, tantas tentações. Mas eles escolheram seguir o caminho que levava a Jesus.
Mas será que jovens fiéis só fazem parte da história? Da época da Bíblia, de séculos passados? Seguir a Jesus é coisa do passado? É coisa ultrapassada?
Experiência: conte de forma rápida a experiência de um jovem da igreja.
E existe uma verdade sobre seguir a Jesus. Seguir a Jesus é uma experiência surpreendente. Emocionante! Grandes coisas acontecem em nossa vida quando vamos na direção de Jesus.
III - O DEUS DOS IMPOSSÍVEIS:
A) Aquele foi um grande dia. A presença de Jesus era tão agradável que nem fome as pessoas sentiam quando estavam perto dEle. Uma multidão de praticamente 15.000 pessoas (a Bíblia fala em 5.000 homens, mas os comentaristas imaginam 15.000 pessoas entre mulheres e crianças), estiveram ouvindo as palavras de Jesus, e o dia passou, e ao final das palavras de Jesus, todos perceberam que não haviam comido nada durante o dia. Alguns iriam caminhar horas para chegar em casa. Muitos iriam desfalecer no meio do caminho. O que fazer? Como alimentar uma multidão? Onde teriam tanto alimento?
É estranho que nenhum dos discípulos tenha pensado na possibilidade de que Jesus pudesse realizar alguma coisa extraordinária para alimentar a multidão. Eles já haviam visto milagres como o que ocorrera nas bodas de Caná, no qual Jesus havia demonstrado Sua capacidade de suprir as necessidades humanas.
E em meio ao desespero dos discípulos, Jesus perguntou para Filipe: “ Você sabe onde podemos comprar alguma comida?” Depois da negativa de Filipe, todos os discípulos ficaram mais apavorados. Filipe era de Betsaida, região próxima de onde eles estavam. Quem ouviu o diálogo entre Jesus e Filipe entendeu. Se Filipe não sabia onde comprar comida para este povo... Significava que este problema era impossível de ser resolvido.
B) IMPOSSÍVEL. Palavra que o ser humano tem tanto medo de dizer e de ouvir. Mas nunca se esqueça: “O IMPOSSÍVEL É A ESPECIALIDADE DO DIVINO”. Quando achamos que algo é impossível, significa dizer que estamos completamente nas mãos de Deus. E isto é ótimo. Confortante. Principalmente quando entendemos uma grande verdade colocada no vs 6.
Jesus conhece os problemas antes de eles existirem. Jesus conhece a solução para os problemas antes mesmo de ser preciso. Sabe o seu problema impossível de ser resolvido? Jesus tem uma solução para ele. Sabe o problema financeiro em sua casa? Jesus já tem a solução. Sabe o problema da revolta do seu filho adolescente? Jesus já tem a solução para ele. Sabe a necessidade que você meu jovem tem de arranjar uma namorada (o), Deus já tem uma solução para isto. Sabe o problema das aulas na sexta-feira a noite na faculdade? Deus já tem uma solução para isto. (você pode colocar as aplicações necessárias para os problemas da igreja local).
C) Alguns exemplos da Bíblia deixam bem claro isto:
a) Pecado: Antes de o pecado entrar no mundo Deus já tinha um plano de salvação (Apoc 13:8).
b) Mar vermelho: Em meio a um grande problema, Deus não se desesperou. Ele já tinha a solução (Êx. 14:13-16).
Lembra do grande problema que a igreja Adventista estava passando nos primórdios com os jovens? Jesus já tinha uma solução para esta dificuldade, e a solução foi a criação de uma estrutura organizada para os jovens. Parecia impossível, mas motivados pela mensagem de Deus, a igreja se mobilizou para organizar o departamento de Jovens. O desejo de Deus foi demonstrado através da mensagem de Ellen White que dizia:
“Temos hoje em dia um exército de jovens que pode fazer muito, se devidamente dirigidos e animados. Queremos que nossos filhos acreditem na verdade. Queremos que eles sejam abençoados por Deus. Queremos que eles tomem parte em planos bem organizados para auxiliarem outros jovens. Que todos sejam tão bem preparados, que possam representar devidamente a verdade, dando a razão da esperança que há neles, e honrando a Deus em qualquer ramo da obra no qual se achem aptos a trabalhar”. EGW. S.C. pág. 30
D) Jesus proveu a solução para o problema. No Concílio da Associação Geral realizado em Gland, Suiça, no início da primavera de 1907, foi aprovada a formação de um departamento de jovens na Associação Geral e o Pr M.E.Kern como o primeiro líder.
Naquela ocasião foram adotados o calendário da Devoção Matinal e o Clube do livro dos Missionários Voluntários (MV), e o grupo votou observar o Dia do MV, um dia especial, uma vez por ano. O nome finalmente escolhido para o departamento foi Departamento dos Missionários Voluntários dos Jovens Adventistas do Sétimo Dia. Através dos anos ele passou a ser conhecido como “Departamento MV”, e a organização dos jovens da igreja local foi denominada a “Sociedade MV”. As reuniões dos jovens passaram a ser designadas como “Programa MV”. Uma grande mudança aconteceu em 1978, quando este departamento mudou o nome de “Missionários Voluntários” para “Jovens Adventistas” ou JA como conhecemos.
E desde esta criação já se passaram 100 anos. Hoje, comemoramos 100 anos de Ministério Jovem. 100 anos da oficialização deste Ministério. O tempo passou, a estrutura organizacional tem melhorado a cada dia. A providência de Deus para os jovens da igreja tem dado certo.
Salvar jovens das garras do pecado. Dura tarefa. Aparentemente, tarefa impossível. Mais do que nunca precisamos de um milagre em nossa igreja. O milagre da salvação dos filhos e filhas da igreja. O milagre de jovens se voltando para Jesus. Deus criou o departamento de jovens, para que através dele, os jovens possam se fortalecer no amor para com Jesus.
IV - O MILAGRE:
A) Não existia alimento para a multidão. Mas existia um garoto que tinha um lanchinho. Era pouca coisa. Cinco pães e três peixinhos. E a palavra grega usada realmente dá esta conotação. Pequenos peixes salgados. Um lanchinho simples. Pouca coisa. Quase nada.
André levou o garoto até a presença de Jesus. Com amor e bondade Jesus olhou para o garoto e pediu. Você pode me dar o seu lanchinho?
O garoto estava com fome. Provavelmente ele estava se preparando para comer o seu lanchinho. E agora Jesus pede o seu lanchinho. A resposta mais óbvia seria: NÃO!!! NÃO!!!
Esta não foi à resposta do garoto. Ele entregou a Jesus o seu lanchinho. Não entregou uma parte. Não entregou quase tudo. Ele entregou tudo para Jesus. Ele entregou TUDO para Jesus. E você já entregou tudo a Jesus?
O quase nada, se transformou em abundancia. O pouco se transformou em o bastante. Sabem por quê? O muito sem Jesus é nada. O pouco com Jesus é tudo.
A atitude de entregar o que tinha nas mãos a Jesus foi uma benção para a vida daquele garoto. Ele experimentou um milagre. Mas existe uma outra verdade. Quando nos entregamos a Jesus, nos transformamos em um canal de milagres na vida de outras pessoas.
B) A dedicação de Luther Warren e Harry Fenner foi uma benção para as suas vidas, mas tem sido uma benção para todos os jovens que fazem parte da Igreja Adventista do 7º dia. Um pequeno começo. Uma pequena reunião. Um pequeno grupo, que se transformou em uma organização de jovens espalhada por todo o mundo. Um pouco na mão de Jesus - é tudo.
Meus queridos Jovens. O que vocês têm em suas mãos? Que talentos vocês possuem? São muitos? Dedique a Jesus. São poucos? Dedique a Jesus e Ele fará do pouco, um milagre.
V - APELO:
A) O Ministério Jovem está comemorando 100 anos neste ano. É uma história de desafios e de sucessos. É uma história de dedicação e entrega. É a história de pessoas que com suas limitações, realizaram muito com Deus e para Deus. Neste sábado estamos comemorando o passado e sonhando com o futuro glorioso. O passado foi escrito e serve como fonte de aprendizado dos acertos e erros. O futuro está em nossas mãos. Jesus hoje chama jovens:
a) Que queiram ir na direção de Jesus.
b) Que em meio aos impossíveis experimentem grandes milagres.
c) Que com o pouco que têm se transformem em gigantes com Jesus.
B) Você é um destes jovens? Você aceita fazer parte da história do Ministério Jovem de hoje em diante? Quer dizer a Jesus: pegue tudo o que tenho. Pegue tudo que sou. E faça de minha vida um milagre em sua causa?
Salvar do pecado e guiar no serviço. O ministério jovem nasceu com este objetivo, se desenvolveu com esta ideologia e 100 anos depois de seu nascimento, SALVAÇÃO E SERVIÇO, são palavras que precisam estar vivas no coração da geração atual. Este é o chamado. Esta é a nossa história. Este é o nosso desafio para o futuro.
(neste momento o pregador pode chamar a frente todos os jovens que querem se dedicar a Jesus, para uma oração de consagração. Peça para que eles se abracem em uma grande corrente de união. Ao final da oração pode ser cantado o hino “Salvação e Serviço” do Cd jovem 2007.)
C) Que o próximo centenário do Ministério Jovem seja comemorado nas cortes celestiais!

Nenhum comentário: